Lanny Gordin

Me perguntam o melhor CD de 2007. Pergunta danada. Foi um ano "revival", digamos assim, do samba, da tropicália. Um salutar revival. Gostei do CD de Luiz Melodia, o Estação. Fernanda Takai reinterpretando Nara Leão, ficou muito bonito. Na Paraíba, Eleonora Falcone fez um CD caprichadíssimo. Na esfera íntima, pra mim o grande CD é de Lanny Gordin (Duos), embora seja irregular (não há comparação plausível entre "Enquanto seu lobo não vem" - obra prima - e a risível "Farol da Jamaica"). Coisas de Lanny... Lanny é um grande guitarrista, diferente de Jimi Hendrix ou Eric Clapton, na verdade se há uma ancestralidade em Lanny, ela vem de Wes Montgomery e, em diapasão parecido, da guitarra havaiana. Um músico de primeira.

Comentários

FátimaPessoa disse…
MARAVILHA LANNY GORDIN"
Para quem se interessar por esse talentosíssmo músico- lá vai:
Descendente de russos e poloneses, Gordin nasceu em Xangai, China, mas viveu em Telaviv até o final dos anos 60, quando a família mudou-se para São Paulo. Aos 13 anos começou suas aulas de violão na cidade, e de maneira quase auto-didata, foi se tornando um instrumentalista profissional. Seu pai, que também era músico, era proprietário da lendária casa noturna Stardust, lugar badalado onde tocavam Hermeto Paschoal, Heraldo do Monte e Jair Rodrigues. Lá, ele se apresentava no final da noite ainda menor de idade, e tinha que se esconder quando o Juizado de Menores aparecia.

Nos anos 70, Lanny tornou-se mito entre guitarristas. Pode pedir para qualquer um do ramo fazer uma lista Top 10 de melhores guitarristas brasileiros e ele estará lá, mesmo não tendo nascido na país. Há até os mais entusiastas, que o consideram o "Jimi Hendrix" brasileiro por conta de suas performances 'incendiárias' no auge do Tropicalismo.
Bem, talvez isso não seja exagero, levando-se em consideração que com apenas 18 anos de idade ele fez sozinho todos os arranjos do álbum "A Todo Vapor" de Gal Costa. Enquanto isso, a TV Tupi contava com Gordin para acompanhar os músicos Caetano Veloso, João Gilberto e Gal Costa em seus programas ao vivo. O músico teve ainda, participação essencial nos discos do movimento Tropicalista, trabalhando nos arranjos diretamente com Rogério Duprat.
No final dos anos 70, Gordin começou a sofrer as conseqüências do uso de LSD, e foi internado em uma instituição psquiátrica com esquizofrenia. Desde então, fez aparições públicas esporádicas em shows e discos de amigos a partir de 1995, e só lançou outro cd em 2001 (seu primeiro álbum solo). Em 2005, lançou dois novos CDs, "Lanny Gordin & Projeto Alfa" Vols. 1 e 2, que contam com a produção de Luiz Calanca, da gravadora independente Baratos Afins.
O CD Lanny DUOS nos dias 30 e 31 de março e 01 de abril/2007, Lanny Gordin lançou oficialmente esse seu novo disco, !"Lanny – Duos". Os shows aconteceram no Auditório Ibirapuera.

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha

Vinícius de Moraes: meu tempo é quando

Colômbia: 100 anos de solidão política